terça-feira, 3 de julho de 2012

GCM apreende 1.400 produtos ilegais na Virada Esportiva

      A Guarda Civil Metropolitana (GCM) apreendeu mais de 1.400 produtos ilegais durante a Virada Esportiva, predominando CDs/DVDs piratas e bebidas. O evento foi monitorado pela Central de Telecomunicações (CETEL) da GCM, por meio de câmeras e rádios/GPS. Mais de 1.400 produtos ilegais foram apreendidos pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) durante a Virada Esportiva, predominando CDs/DVDs piratas e bebidas. Um homem, aparentemente embriagado, foi detido pela GCM após uma confusão no Vale do Anhangabaú e conduzido ao 1º Distrito Policial onde ficou detido após a constatação de problemas com a justiça. O número de ocorrências foi considerado pequeno perto dos 3,5 milhões de pessoas que participaram das atividades.

                                   crédito da foto - Fábio Arantes/Secom

     Este ano, a Virada Esportiva de São Paulo contou com uma novidade na segurança. Pela primeira vez, a Central de Telecomunicações (CETEL) da Guarda Civil Metropolitana operou com a presença de representantes de diversos organismos - na sala de situação da Corporação - como, por exemplo, a Secretaria de Esportes, Serviço de Atendimento de Emergência (SAMU), entre outros, que trabalharam de forma integrada e monitoraram as atividades por meio de câmeras e rádios/GPS.

                                  crédito da foto - Fábio Arantes/Secom

      A ação permitiu a troca de experiências e mais agilidade no atendimento das ocorrências, além de orientar equipes no perímetro, prestando informações relevantes para o efetivo operacional atuante na região. As centrais da Policia e da GCM estiveram conectadas em tempo real, inclusive no monitoramento integrado das câmeras da GCM, CET e da PM instaladas nas cidades. O Centro de Comando e Controle integrado, nome dado ao projeto colocado em prática na Virada Esportiva, faz parte dos preparativos a cidade para os grandes eventos, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

                                      crédito da foto - cortesia SMSU

     A Guarda Civil Metropolitana atuou com 1.094 agentes e 291 viaturas, visando a coibição da venda de produtos ilegais, prestando atendimento e encaminhamento de pessoas em situação de risco para serviço social (equipamentos municipais como AMA, centros de acolhida, entre outros), orientação ao público, além do apoio aos agentes das Subprefeituras, da SPTuris e da Secretaria de Esportes e em trabalhos conjuntos com as Polícias Militar e Civil e à proteção ao patrimônio público. A Virada Esportiva é o maior evento de esportes ininterrupto do mundo. Neste ano, mais uma vez, as cinco regiões da cidade foram beneficiadas com ações realizadas em parceria com as 31 Subprefeituras, nos CEUS, no Sesi, no Sesc e nos Clubes Sociais.

                                        crédito da foto - cortesia SMSU

     CETEL A Central funciona desde 2006 e é interligada ao sistema operacional da Polícia Militar, à CET, SPTrans, SAMU, Corpo de Bombeiros e outros órgãos da Prefeitura. Ela recebe cerca de 2.500 chamadas diárias pelo telefone 153 e pode acessar 1.400 câmeras de vídeo (próprias e compartilhadas) espalhadas pela cidade, que abrangem o centro expandido, o parque Ibirapuera e outros locais estratégicos, como praças, pontes, cemitérios, escolas e ruas e avenidas de grande movimentação. Grandes Eventos A Guarda Civil Metropolitana sempre atua de forma integrada com os organismos, na segurança dos grandes eventos que ocorrem na cidade de São Paulo. Durante a Virada cultural os agentes apreenderam uma máquina utilizada para lacrar garrafas que seriam reutilizadas na comercialização do vinho. 36 mil itens comercializados de forma irregular, entre perecíveis e produtos piratas, foram apreendidos. Durante a Fórmula Indy, em maio, cerca de sete mil produtos, principalmente bebidas e capas de chuva, além de um taxi irregular, foram apreendidos. O veículo foi encaminhado para o pátio da Subprefeitura. Os guardas ainda forneceram informações/orientações a cinco mil turistas que prestigiaram o evento.

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=50208

Nenhum comentário:

Postar um comentário